terça-feira, 16 de abril de 2013

Ser diferente, é ser surpreendente









 Quantas vezes pensamos em desistir de fazer algo, por bobeira, na maioria das vezes, por mera preocupação com nossa estética, por medo do que os outros irão pensar ou falar sobre nós? Quantas vezes, abdicamos dos nossos sonhos, dos nossos prazeres, por medo de sermos quem de fato Deus escolheu que fossemos, por limitações muitas vezes imperceptíveis, que habitam nosso psicológico diariamente?
  Sabia que existem indivíduos que dão um "chega pra lá" na tristeza, nas lamentações, nas limitações ( se é, que elas existem?!)?  Dois casos raros, que envolvem amor pela vida e, superação de barreiras sociais e científicas.
 Marco Aurélio Condez, um paulistano de 26 anos, alegre, que faz da paralisia cerebral, seu movimento intelectual constante. Cláudio Dusik, gaúcho de 36 anos que, apesar de possuir amiotrofia espinal muscular, gravíssima doença degenerativa, faz da sua mente, a extensão de todos as funções físicas que "não quiseram brincar, apenas, observar sua amiga, a mente". Médicos diziam que não chegaria aos 7 anos, pois não haviam registros de crianças com 14 anos, que possuíssem esta doença degenerativa.
  Jornalista e psicólogo respectivamente, são exemplos que o sonho, só é alcançado, por quem acredita e luta por ele, independentemente das limitações, barreiras, dificuldades. Como diria a letra de uma música de Renato Russo: "Quem acredita sempre alcança.........",  nada mais prova, que é verdade, de fato.
   Marco Aurélio, formou-se recentemente em Jornalismo, pela Universidade São Judas Tadeu-SP. Mas antes da colação de grau, em um período de 4 anos (período este, de lutas e vitórias), enfrentou uma rotina exaustiva, mas que era minimizada com a união entre ele e seu pai, Manuel Joaquim Condez, bancário aposentado há 40 anos, e o apoio da mãe, Vera Lúcia Condez. Manuel o levava e assistia a todas as aulas na universidade, para poder ajudar seu filho nos deveres, mas, isso acabou sendo o oposto, pois, Marco Aurélio era e é, tão inteligente, que acabava, na maioria dos casos, fazendo de seu pai, seu aprendiz, o ensinando a entender certos conteúdos. Mas enfim, uma linda parceria fraternal. O dia da colação de grau, foi marcado pela homenagem prestada pela Universidade São Judas Tadeu, para com Manuel Joaquim Condez, que não apenas ajudou seu filho a realizar seu sonho, que era ser jornalista, mas também, a levantar a cabeça e seguir em frente. Outro caso, é do psicólogo, Cláudio Dusik, que acaba de concluir sua pós-graduação aos 36 anos, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sua mãe Eliza Arnold ali, ao seu lado, o tempo todo, dando muita força e apoio.Trabalha atualmente na Secretaria de Educação de Esteio, sendo responsável pelos programas de aprendizagem das Escolas Municipais, e um excelente profissional e companheiro de todos ao seu redor.
 Um nato amante de conceitos de informática, desenvolveu um programa de computador, que auxilia a digitalização de palavras, de forma rápida e precisa, para indivíduos com alguma deficiência. Este programa, funciona da seguinte forma: são colocadas as inincias de cada letra do alfabeto, e ao redor destas, suas respectivas famílias ( T: tá, te, ti, to, tu). O que mais causou espanto e admiração entre seus orientadores de mestrado, é que ele, não quis lucrar com absolutamente nada, pela criação do seu respectivo projeto, o disponibilizando assim, gratuitamente para downloads no site da UFRGS, em parceria com sua orientadora Lucila Maria Santarosa. Um dos primeiros adeptos de sua criação, foi justamente Marco Condez, que já o está utilizando para a publicação de suas primeiras matérias.
 Em suma, são histórias de luta, superação, e acima de tudo, vontade de vencer na vida, mas, para isso, como foi visto, é necessário sempre estarmos de cabeça erguida, para vermos o horizonte e, sentir o que nos espera.




Por: Everton Severino

Créditos: Globo.com/Fantástico/vídeos e Uol Notícias




 
 

Um comentário:

  1. Que história inspiradora e com suas palavras então, ficou perfeito. Que nenhum obstáculo impeça de realizarmos nossos sonho !
    É impressionante o que a força de vontade pode conceder. hehe
    Que seja assim pra gnt, né amor?
    Sua publicação é mt mt mt linda!
    Parabéns.
    Camilla

    ResponderExcluir

Se for de Deus, por favor, comente aqui: