terça-feira, 10 de julho de 2012

Descaso na Rede Pública de Ensino










  A Educação é indispensável, para se conviver bem em sociedade. Mas, infelizmente, os profissionais deste meio, estão sendo desvalorizados pela população, e também, pelo Governo ( sendo este, o que deveria proporcionar o "bem-estar" de um dos setores mais "carentes" do Brasil), devido a seus baixíssimos salários e, como consequência disso, à falta de respeito por parte de alunos e, demais cidadãos, em relação à esses.
  Não é de hoje, que à Educação Pública brasileira está neste "mar-de-lama", mas, à situação piorou, com à expansão descontrolada da corrupção, sendo esta, "sugadora" das verbas públicas destinadas para o "bem-estar" do povo brasileiro e, consequentemente, à baixa remuneração à esses profissionais. Devido aos baixíssimos salários que os professores da Rede Pública recebem ( não apenas os da Rede Pública, mas também, os de Universidades), os alunos, pais, ou seja, toda à sociedade, estão desvalorizando seu trabalho, já que, para muitos, o salário diz o "grau de competência do indivíduo". Não é bem assim, já que este, é de acordo com o grau de escolaridade e emprego que à pessoa têm, mas, para os "críticos cidadadãos", a opinião deles, é que conta. Agressões em sala de aula, sejam elas, verbais ou físicas, infelizmente, fazem parte da rotina de muitos professores brasileiros, que chegam até em pedir demissão, ou um tempo, para se tratarem com um psicólogo, devido ao medo  que estes, têm de seus     "próprios alunos". Devido à todos esses problemas, não só o rendimento do professor, mas também, do aluno, têm uma queda significativa, prova disso, é a dificuldade que muitos estudantes passam, quando prestam Vestibular e Enem, que, devido ao não entendimento das matérias (consequência de não terem prestado atenção nas aulas), vão mal, e o culpado, acaba sendo ( mesmo que de uma forma indireta, já que, nem sempre está bem psicológicamente, o mestre de ensino), sendo este, um "mero possuidor" de uma autoestima muito baixa, devido ao "caos" que vive constantemente. Toda essa "ramificação de irregularidades sociais", se deve, a políticos corruptos  ( pioneiros do caos), que não investem, não valorizam, à Educação e os demais setores da nossa sociedade, e como consequência disso, uma "Infraestrutura-desestruturada", sendo às vítimas, todos os cidadãos brasileiros.
   Medidas, atitudes, que podem mudar essa situação de "calamidade", estão à disposição, e sobra ainda, basta, o Governo 'olhar", apenas, "olhar", que com certeza irá "enxergar". Aumentar o salário destes profissionais, seria um ótimo começo, promover na escola, pelo  menos, uma vez por semana, " O dia da interação", que seria, um dia em que alunos e professores interagissem através de gincanas, para poderem conhecer uns aos outros, e verem, que cada um, é igual, é um ser humano qualquer, mas, com funções diferentes na sociedade ( um ensina, outro aprende), sem contar ainda, às construções de novas Escolas ( já que não basta apenas o ensino em sí, mas também, o local para poder se aplicar este). Todo mundo, deveria parar e pensar, quantas horas de lazer com seus filhos e familiares, eles perdem, para preparar atividades, que irão ajudar à todos os seus alunos?! Valorizar esses grandes profissionais, não é apenas questão de respeito à eles, mas também, à sí mesmo como cidadão. Eles ( professores), são os "maestros", e à "orquestra", são os alunos, mas, diferentemente de todos os outros "concertos", esse, permite errar quantas vezes quiser, até aprender.
   Em suma, vale ressaltar, que essas mudanças ( se acontecerem), não irão mudar do dia para noite, o Setor Educacional Público brasileiro, mas, com certeza, será um excelente começo, para um país que busca, quem sabe um dia, ser o exemplo de Nação, quando o assunto é Infraestrutura. Privatizar todas às escolas brasileiras, não dá, mas, zelar pela Educação em geral, com certeza! Vale, o "querido" Governo, cooperar!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for de Deus, por favor, comente aqui: