sexta-feira, 22 de junho de 2012

Economia Verde: Caminho para um Planeta melhor?



  No dia 13 de junho, começou no Rio de Janeiro, à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desta Cúpula, é associar o crescimento econômico, junto com à preservação ambiental ( sendo esta, necessária para que vivamos).
  Porém, foi colocado em discussão, à "Economia Verde", proposta pelo Governo brasileiro, para associar Desenvolvimento Sustentável, com processos, como, erradiação da pobreza, inclusão social, combate às mudanças climáticas de origem antrópica e, combate ao consumismo exagerado, sendo este, causador da desigualdade social e, totalmente insustentável para termos um Planeta mais limpo.
  Muitos movimentos sociais e ambientalistas, são contra esse tipo de "economia sustentável", dizendo que, ela serve apenas de "maquiagem" para vários países, fazendo com que estes, apenas "finjam" que estão  se desenvolvendo economicamente, preservando o Meio Ambiente, mas que na verdade, usam de artifício para melhorar à imagem pública de governos e empresas sem que seu uso traduza mudanças efetivas na sua gestão e práticas, sintonizadas com os princípios e diretrizes emanados da Rio-92 por meio de seus principais documentos. Porém, à "Economia Verde", é diferente das outras que já foram colocadas em pauta, como por exemplo: Ecodesenvolvimento, sustentabilidade, sociedade sustentável, economia de baixo carbono, economia sustentável, economia inclusiva e economia solidária, porque ela, não se limita apenas à baixa emissão de gases que provoquem o "efeito estufa", ela vai além disso.
 O estilo de Economia Sustentável proposto pelo Brasil, não irá ter resultados na hora, assim como os outros, também não tiveram, porém, quando estes, começarem à surgir, todos irão ver, que à associação de cinco dimensões ( social, econômica, ecológica, espacial e cultural), valeram mais que uma (apenas à redução de gases poluentes). Conclui-se que, para termos um Mundo melhor, precisamos criar "ramificações sociais", sendo esta, indispensável para um Planeta, não apenas limpo, mas também, igualitário.


Por: Everton Severino
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for de Deus, por favor, comente aqui: